PT EN FR

Thinqs
Magazine

Reportagem Hotel Pantone em Bruxelas (Vídeo)

20/12/2010

Conheça com a QuartoSala o novo Design Hotel da capital belga que transpõe para o seu design de interiores a influência do código internacional de cores Pantone.

 

Trata-se de um ‘boutique design hotel’, com 60 quartos, distribuídos por 7 pisos. O branco é a cor base, onde se desenha a cor de cada piso do hotel. Ela está visível nas varandas exteriores do edifício, na iluminação projetada a partir do teto dos corredores, ou ainda nos números dos quartos inscritos nas portas. É também essa cor, que encontramos na decoração dos quartos, como nos explicou Michel Penneman, designer de interiores, responsável pela decoração do Hotel Pantone.

 

Cada piso tem uma cor e cada quarto, além de estar decorado com essa cor, tem uma pequena fotografia da cidade, assinada pelo belga Victor Levy, com a identificação dos códigos de cor dessa imagem”.

 

Esta é a essência do universo Pantone: A COR. E não fosse o ‘Pantone’ um código internacional de cores criado em 1963 e utilizado por designers gráficos, para definir internacionalmente os códigos das cores usadas para impressão, garantindo aos criativos uma uniformização do seu trabalho.

 

Foi neste rico e intenso mundo da cor que mergulharam Michel Penneman, e também o arquiteto Oliver Hannaert, responsáveis pelo design do Hotel Pantone.

 

 À equipa de decoradores da QuartoSala, Michel Pennman adiantou que depois de ter frequentado um curso de cores, na Fundação Pantone, em Chicago, o grande desafio foi criar um hotel com um design de interiores que reflectisse a influência das cores Pantone em todas as áreas de criação onde ela se manifesta: Fotografia, publicidade, ou arquitetura.

 

Eu quis desenhar um hotel que a partir do branco fizesse nascer toda a riqueza da cor visível nessas áreas de criação onde as cores Pantone são referência. E por isso o branco é a base”.

 

O designer está entusiasmado com a possibilidade de projetar o design de interiores de outros Hotéis Pantone: Milão, Londres ou Paris estão no horizonte.

 

Simples e cosmopolita, este primeiro Hotel Pantone abriu portas em Abril deste ano. Fica situado na Place Lois, no coração de Bruxelas, na zona alta da cidade. A abertura faz parte de uma estratégia integrada de divulgação e valorização da marca Pantone. Por este motivo, todo o universo da marca é projetado nos mais variados objetos e equipamentos que ali podemos comprar: Bicicletas, mugs, notebooks, cadeiras, e outros objetos.