PT EN FR

Thinqs
Magazine

Para um Design mais ecológico: As ideias geniais dos Irmãos Campana

12/01/2009

O trabalho dos Irmãos Campana que nunca pensaram em ser verdadeiros designers, distingue-se pela pesquisa de materiais revolucionários, o que passa em grande parte pela utilização de materiais reciclados.

 

Numa altura em que as preocupações ambientais parecem transbordar para todas as áreas, estes dois designers conseguiram incutir uma dinâmica de criatividade alicerçada no mais genuíno espírito ecológico.

 

Tudo começou com a exposição “Desconfortáveis” em 1989. Aí apresentaram peças sem acabamento aparente, o que deixava entrever uma boa dose de subversão das formas e teDepois o ritmo de criação foi acelerando até que em 1997, a Luminária Estela foi seleccionada para ser produzida pela empresa italiana O Luce, dando reconhecimento internacional aos designers.

 

Como consequéncia vieram as criações mais emblemáticas em que se inclui a “Mesa insuflável”, a “Poltrona Bolas” ou a “Cadeira Favela”. Todas estas criações que respiram bom humor e uma quase militante transgressão do sentido da função de cada objecto.

 

Os irmãos Campana tinham conseguido provar que uma certa preocupação ecológica não tem que existir divorciada de um sentimento de grande pluralidade, alegria e muita inovação.

 

Plástico, papelão, metais, fibras de algodão, borracha ou os detritos mais variados, são as matérias que compõem estes objectos.

 

É interessante ver como estas peças transcendem o aspecto meramente funcional de móveis do dia a dia, conferindo-lhes um aspecto lúdico e escultural.

 

Algumas destas obras-primas simplesmente não têm qualquer função, a não ser o de assumirem uma nova postura libertadora através do “Design made in Brasil by Irmãos Campana”.

 

As peças dos irmãos Campana estão representadas em importantes museus internacionais, entre os quais o MoMA (Museum of Modern Art) Também figuram em destaque em todas as mostras pontuais de Design, como foi o caso da Experimenta Design de 2003 em Lisboa, que lhes prestou homenagem.