PT EN FR

Thinqs
Magazine

Mulheres designers de interiores

10/10/2011

Quem são as mulheres designers de interiores que nos últimos meses têm marcado o panorama internacional? Conheça os seus nomes com a equipa de decoradores da QuartoSala.

Visitamos habitualmente as maiores e mais conceituadas feiras internacionais de design. Entrevistámos algumas destas mulheres e de quase todas conhecemos de perto as criações.

É neste contexto que selecionámos para o grupo destas seis mulheres, as designers Patrícia Urquiola, Paola Navone, Hella Jongerius, Ionna Vautrin, Inga Sempé, e Matali Crasset.

As duas primeiras são unanimemente consideradas ‘pesos pesados’ do design de interiores e dão cartas no mercado há anos. Patrícia Urquiola é talvez a ‘Diva’ do grupo. A espanhola fez a maioria da sua formação em Milão onde tem sediado o seu atelier de design. Tem um vigor criativo pouco comum e uma energia contagiante. Produz anualmente um rol infindável de criações.

Paola Navone é italiana. Arquiteta, designer, cenógrafa, e diretora criativa de marcas como a Baxter, ou Gervasoni, referenciais na indústria do design italiano. Paragmática por natureza, tal como nos confessou numa entrevista, desenha sempre a pensar na abordagem do cliente/marca.

A holandesa Hella Jongerius é especialmente reconhecida pela forma como cruza a tradição com uma estética contemporânea. No último ano assinou uma poltrona de exterior para a marca kettal.

Matali Crasset é talvez a criadora mais conceptual deste grupo. A própria diz que o seu interesse sobre o design de mobiliário recai sobretudo sobre a funcionalidade, mais do que estética.

Inga Sempé traduz um minimalismo nas suas criações que se diferenciam sempre por algum desconcerto e sentido de humor.

A este grupo pertence um dos nomes da mais jovem geração dos apelidados ‘talentos emergentes’: Ionna Vautrin. A jovem francesa da região da Bretanha desenhou recentemente duas coleções de iluminação para a marca italiana Foscarini, refletindo um imaginário poético e uma simplicidade que persegue continuamente.