PT EN FR

Thinqs
Magazine

Ionna Vautrin

12/07/2011

As revistas internacionais de design colocam Ionna Vautrin na categoria dos jovens criadores que continuamente se têm vindo a afirmar no panorama internacional.

Ionna Vautrin licenciou-se em 2002, tendo começado a trabalhar de imediato para a marca espanhola Camper. A sua antiga admiração pelo design italiano levou-a a atravessar a fronteira. Foi nessa altura que Vautrin iniciou uma colaboração com o criador George J.Sowden, um dos nomes associados ao movimento Memphis, que com Ettore Sottsass haviam desafiado a estética do design.

Foi através de Sowden que Ionna Vautrin ‘mergulhou’ na indústria do design italiano. Em 2006, a jovem designer volta a Paris e colabora com a prestigiada dupla Ronan e Erwan Bouroullec, desenvolvendo a disciplina, a simplicidade e a sobriedade que é sinónimo destes dois nomes.

É de resto a simplicidade que Ionna tem perseguido sempre no seu design.

A primeira exposição individual de Ionna Vautrin aconteceu em 2008, durante a Semana Internacional do Design em Milão. Foi também nesse ano que Ionna fundou o seu próprio atelier com o designer Guillaume Delvigne, a que deu o nome de ‘Industreal’, dedicado essencialmente ao desenvolvimento de protótipos em cerâmica e vidro.

A sua produção artística ganha maior visibilidade em 2009 com o Prémio Wallpaper Design Award que lhe volta a ser atribuído este ano na categoria de iluminação, graças à produção da coleção de iluminação de mesa ‘Binic’, para a editora italiana Foscarini.

O design que nos propõe reflete habitualmente um imaginário de sonho alimentado por um universo de memórias que guarda da infância vivida na Bretanha, na costa oeste francesa. A paisagem marítima era a principal fonte de inspiração de Ionna que passava dias inteiros a desenhar e a fazer pequenas peças de cerâmica numa oficina local.