PT EN FR

Thinqs
Magazine

Gubi: Design escandinavo

18/10/2011

O ‘Design escandinavo’ é uma designação que para a maioria dos portugueses será sinónimo de linhas retas, absolutamente  ‘clean’, e de um design com um forte sentido pragmático e funcional.

Para nós, os design assenta nestes princípios, e valorizam a importância da preservação e do tratamento da matéria-prima no atual panorama do design de interiores.

Nesta era em que a primazia é dada à nobreza dos materiais e à simplicidade e elegância das formas, é revelante o caminho traçado por uma marca de design que elegemos, a dinamarquesa Gubi.

Criada em 1967 pelo casal Lisbeth e Gubi Olsen, com o objetivo de produzir um design intemporal e de extrema qualidade, a Gubi foi nestes últimos 40 anos trilhando um caminho de qualidade e excepção, que temos seguido de perto.

Em parte a responsabilidade por esta vitalidade está no rosto de quem actualmente dirige a marca, o filho mais velho do casal. Jacob Gubi mantém presente o desígnio de criar peças de design que acabarão por se transformar em ícones, por conciliarem a inovação com o respeito pela tradição e pelos valores da marca.

Com esse objetivo expresso em todos os catálogos, a QuartoSala chama a atenção para o trabalho contínuo desenvolvido pela Gubi, que  continua a trabalhar preferencialmente com designers dinamarqueses, os primeiros na história do design a terem enraizada a estética minimalista, a elegância e o conforto extremo. Assim nasceu a ‘Gubi Chair’ , criada em 2003 pelo atelier Komplot.

Há cerca de 4 anos, a visão estratégica de Jacob Gubi para a marca levou-o a tomar uma decisão arriscada ao adquirir e recuperar a totalidade da fábrica de Dudley Best, criador do candeeiro Bestlite que tinha entretanto sido praticamente desactivada. O candeeiro Bestlite, um clássico do design, e verdadeiro ícone do movimento da Bauhaus é agora editado pela Gubi, felizmente para todos os apreciadores de design que corriam o risco de passar a vê-lo exclusivamente nos corredores dos maiores museus de design do mundo. Muitas das criações da Gubi, estão disponíveis na QuartoSala.