PT EN FR

Thinqs
Magazine

Foscarini apresenta Metamorphosis em Berlim (Vídeo)

26/10/2011

A Foscarini, marca italiana de referência na iluminação, está a apresentar em Berlim, na nova Feira Internacional do Mobiliário de Qubique, a instalação Metamorphosis.

É num dos hangares do antigo e desactivado aeroporto de Tempelhof, em Berlim, que assistimos ao trabalho desenvolvido por Vicente Garcia Jimenez.

 O jovem designer espanhol assina uma instalação que reinterpreta novos e antigos modelos de iluminação da Foscarini.

O vídeo surpreende-nos ao retratar a ousadia dessa instalação e cativa-nos pela forma como o criador integrou os 7 modelos selecionados da coleção geral da marca italiana.

A 'Metamorphosis', nome dado à instalação, apresenta-nos um total de 22 criações, especialmente concebidas para o evento. Os modelos foram desconstruídos e transformados, como se estivéssemos perante um processo criativo de um objeto, ou peça de design, que nasce pela primeira vez.

A instalação põe em evidência o caráter inovador dos modelos de iluminação da Foscarini e resulta numa experiência cénica de luz, som e movimento muito interessante e bem sucedida.

Eis o motivo que nos levou a selecionar este vídeo, dando-lhe a conhecer um conjunto de esculturas de luz gigantes em perfeita harmonia com o espaço.

 A 'Metamorphosis' é também por isso uma nova prova da capacidade de transformação de uma peça de design industrial numa peça escultórica, dando forma a um conceito que se assume crescentemente no atual panorama do design, e que alguns criadores chamam de ‘Industrial Art’.