PT EN FR

Thinqs
Magazine

Domótica: Home automation

08/09/2011

A casa é por eleição um local de conforto, segurança e harmonia. Sinónimo de tranquilidade e bem-estar onde vivemos intensamente cada momento. A Domótica, ou Home automation,  permite-nos potenciar esta realidade.

 

É em casa que repetimos todos os dias um sem número de funções e tarefas que confortavelmente podem ser substituídas por um sistema que nos poupe tempo. É o que acontece com a Domótica: Home automation.

 

Seguindo esta máxima, temos assistido em especial nos últimos dois anos, a um desenvolvimento de tecnologia que é aplicada ao mercado residencial, que nos permite por exemplo, controlar através de um smart phone a temperatura do ar condicionado que queremos ter na sala, ou gerir à distância a entrada de luz ao longo do dia em todas as divisões da casa.

 

Falamos da DOMÓTICA, um nome técnico que resulta da junção das palavras DOMUS (casa) com ROBÓTICA (Controlo automatizado de algo), e que na prática se traduz num infindável novo mundo de opções que podemos utilizar nas nossas casas e que podem ser controladas à distância através de interfaces como o Iphone, ou o PC.

 

Eficiência energética, conforto e comodidade são os principais motivos para a procura de um sistema de domótica assente no princípio ‘user friendly’. Em casa através de um ‘touch screen’, ou ecrã tátil, selecionamos as funcionalidades possíveis pré-programadas de acordo com as necessidades pessoais de cada um.

 

A segurança é outro dos pontos fortes da domótica e não se limita em controlar o vídeo porteiro à distância ou gerir o sistema de vigilância quando vamos de férias. A domótica possibilita-nos manter durante uma ausência prolongada, os cenários de luz que tínhamos programado diariamente em casa ou no jardim, dissuadindo possíveis intrusos.

 

Devemos equacionar a domótica quando desenhamos a arquitetura de uma casa, já que é na fase de projeto que são definidas as redes de comando e respectivas potências, de acordo com as funcionalidades que se pretende gerir. Isto não impede que numa obra de remodelação possamos instalar um sistema sem fios, necessitando apenas de substituir os equipamentos de controlo.

 

Para nós, designers de interiores da QuartoSala,  a domótica é uma grande vantagem por permitir tirar partido de toda a flexibilidade nos ambientes que desenhamos. Tomando como exemplo a iluminação, podemos criar diferentes cenários, programando previamente uma iluminação de forte intensidade se tivermos planeado uma reunião de trabalho em casa, ou eleger uma menor intensidade de luz que irá criar no mesmo espaço um ambiente intimista, ideal para receber descontraidamente os amigos numa sexta-feira à noite.

 

São opções que identificamos como cenários a, b, c, ou d e que facilmente podemos selecionar através de ecrã tátil instalado na parede ou até através do teclado do seu telefone. Nestes cenários podemos controlar e coordenar a iluminação, o som, o ar condicionado, e a posição dos estores. Enfim, um sem número de possibilidades que estão a transformar e a facilitar a vida de uma nova ‘tribo’ de utilizadores tecnologicamente evoluídos que usam estes equipamentos além de tudo com uma forma lúdica de viver mais a casa.