PT EN FR

Thinqs
Magazine

Creative Love: Stein Gam e Enrico Fratesi

30/03/2011

Ligações improváveis, duetos imprevistos, ou simplesmente casais de designers de nacionalidades diferentes que se uniram, e hoje ditam cartas no panorama internacional do design de interiores.

O que farão juntos um italiano e uma dinamarquesa? A tradição do design transalpino e a disciplina e funcionalidade do design nórdico parecem funcionar na perfeição quando falamos do estúdio de design ‘GamFratesi’.

A união entre Stein Gam e Enrico Fratesi começou há cinco anos, depois dos dois se terem conhecido na Universidade de Ferrara, em Itália onde finalizavam a sua formação académica.

O estúdio foi fundado em 2006 em Copenhaga com o objetivo de transpor para o design a transversalidade que tem definido o percurso de cada um.

Stein é licenciada em arquitectura pela Universidade de Copenhaga, de onde é natural, e tem um mestrado em design de mobiliário. Nos primeiros anos da sua carreira trabalhou como arquitecta em Itália e no Japão.

Enrico nasceu em Pesaro, no norte de Itália, e tem um mestrado em arquitectura, embora se tenha formado em design industrial na Universidade de Florença. Durante a sua formação académica, fez diversos trabalhos para cidades suecas e dinamarquesas.

O estúdio ‘GamFratesi’ reflete o diálogo entre diferentes culturas, traduzindo uma abordagem tradicionalmente escandinava, pela simplicidade e forte caráter artesanal que imprime às criações, sem deixar de valorizar um sentido conceptual e de pesquisa por detrás de cada peça.

Como adiantou à QuartoSala Enrico Fratesi: “Os contrastes estão muitas vezes no centro da nossa inspiração. Estamos diariamente à procura de confrontação e de um detalhe que marque a diferença no nosso trabalho.”O design desta dupla internacional tem associada uma fusão entre a tecnologia e a tradição, imprimindo uma visão algo poética da realidade. As criações mais emblemáticas de ‘GamFratesi’ têm sido editadas por marcas como Casamania ou Swedese.

O trabalho desta dupla internacional tem recolhido diversos prémios de design, com destaque para o ‘Best Danish designer 2009’ e o ‘Walk the Plank award 2009’ , sendo igualmente selecionados para diversas exposições individuais e coletivas em Milão, Tóquio ou Copenhaga.