PT EN FR

Thinqs
Magazine

Creative Love: Job Smeets e Nynke Tynagel

04/05/2011

Um belga e uma holandesa. Uma história de amor entre dois jovens criadores excêntricos que acabam de inaugurar a sua própria galeria de arte contemporânea em Antuérpia.

 

É também nesta cidade que Job Smeets e Nynke Tynagel mantêm o seu atelier. Após 10 anos de ligação, o trabalho desta dupla de designers continua a coleccionar seguidores fiéis a uma criação especialmente excêntrica e provocadora.

 

Job Smeets e Nynke Tynagel conheceram-se na prestigiada ‘Design Academy’ de Eindhoven, onde se licenciaram. Ela em design gráfico, ele em design tri-dimensional. A paixão que entretanto surgiu entre os dois fê-los embarcar no desejo de fundar um estúdio de criação própria a que deram o nome de STUDIO JOB.

 

As suas peças na maioria das vezes em edição limitada, e com um cariz artesanal, causam sensações fortes e ultrapassam os limites do que estaríamos à espera de uma dupla de jovens designers.

 

Coleções de mobiliário em madeira, esculturas e peças em cerâmica e vitrais em vidro de murano, colecções de papel de parede e pequenos objetos em bronze. É extensa a produção conjunta em apenas uma década de trabalho do Studio Job.

 

O Estilo neo-renascentista é inquestionável e resulta em coleções e peças iconográficas que despertam o nosso imaginário povoado das histórias medievais de reis, princesas e cavaleiros na luta entre o bem e o mal.

 

A montra do seu trabalho tem sido sobretudo nas galerias de arte, onde expõem as suas criações, colecionando no portfólio a participação em mais de 200 exposições internacionais.

 

O Studio Job marca também presença nas mais prestigiantes feiras internacionais do design e de arte contemporânea e é um nome a fixar. Lançaram no final do ano passado uma monografia com o título: ‘The Book of Job’, editado pela Rizzoli.