PT EN FR

Thinqs
Magazine

A QuartoSala visita o Salão 'Maison&Objet;' 2011

31/01/2011

A QuartoSala visitou a primeira edição do ano  da 'Maison & Objet', a grande feira de decoração e design de interiores da Europa, e testemunhou as tendências da decoração que vão mudar a sua casa.

Todos queremos viver mais e melhor, e tal como tem vindo a defender o gabinete de projetos da QuartoSala, numa época em que todos os estudos de mercado e todas as tendências nos apontam para um minimalismo no consumo, o mercado da decoração e do design de interiores redesenha ambientes essenciais mas belos, funcionais mas simples e em perfeita harmonia com os valores ambientais e de consumo responsável.

É vital que as casas que hoje projetamos sejam bem desenhadas, funcionais e assentes numa boa arquitetura de interiores e numa decoração essencialista.

Sem nostalgia, porque queremos viver o presente, sublinhamos as raízes ‘folk’, e as manifestações culturais de um passado mais ou menos longínquo. A arte do ‘saber fazer’ ou o ‘hand-made’ continuam a afirmar-se como valores referenciais na produção de novidades no universo do design.

Se para o público em geral estas tendências podem não ser evidentes, para nós designers de interiores e visitantes regulares de feiras de tendências, este é o enquadramento de tudo o que assistimos na última edição da maior mostra de decoração e design de interiores europeia, ‘Maison & Objet’. Foi em Paris Nord Villpinte, no norte da capital francesa, em plena semana da moda masculina, que o mercado da decoração se concentrou pela primeira vez este ano.

Nesta edição da Feira, que acaba de fechar portas, está plenamente justificada a escolha de um criador seguidor da chamada ’Green attitude’. Trata-se do arquiteto e paisagista, eleito designer do ano pelo Salão, Édouard François.

A ‘corrente ecológica’ sustenta uma outra eleição, que recaiu sobre o rigor, a maturidade, o perfecionismo e a precisão do design dos irmãos Bouroullec, Erwan e Ronan, criadores do ano no ‘Salão Now! Design a Vivre’, o Salão representativo por excelência da disciplina do DESIGN.