PT EN FR

Thinqs
Magazine

Painéis acústicos

24/07/2011

   

Os designers de interiores da QuartoSala valorizam a importância dos painéis acústicos como forma de isolamento do espaço, principalmente se em causa estiver o conforto no nosso ambiente de trabalho.

O som propaga-se por ondas sonoras, e se não existir um bom isolamento acústico do espaço todos os ruídos que forem produzidos são refletidos no ambiente. Daí a importância de um bom isolamento acústico, em especial nos locais de trabalho, naturalmente mais movimentados e ruidosos. Esta preocupação tem acompanhado quem projecta a arquitetura de interiores de uma forma consciente e responsável.

Não se trata aqui de anular o som, mas sim de amortecer a reprodução de algumas frequências sonoras responsáveis por picos de intensidade que podem ser desagradáveis num ambiente de trabalho onde a máxima concentração é exigida.

A necessidade de soluções de isolamento acústico que não comprometam o aspeto estético de um projeto de design de interiores deu origem a uma proliferação de painéis acústicos tridimensionais que, aplicados à parede irão absorver eficazmente o ruído ao mesmo tempo que configuram uma solução plástica digna de maior interesse. Estes painéis são normalmente constituídos por materiais ecológicos e hipo alérgicos como o tecido baseado em fio de papel (paper yarn) e algodão de que fazem parte o modelo ‘Whisper’, pertencente à mais recente colecção da Woodnotes.

A maioria dos restantes modelos de painéis acústicos que a equipa de decoradores da QuartoSala lhe propõe são feitos de fibras de poliésteres recicláveis, com revestimento de lã anti-fogo, como é o caso dos modelos da Offecct ou da Viccarbe, com destaque para o ‘Layer acoustic panel’ apresentado há cerca de uma semana na última edição do Salão Internacional do Mobiliário de Milão.

Neste caso são painéis com uma espessura mínima de 35 mm e com uma capacidade de isolamento acústico inquestionável, absorvendo 50 a 90 % do ruído ambiente entre os 250 a 400 Hz. Para um perfeito isolamento acústico de uma área de cerca de 30 m2, a Viccarbe recomenda que sejam colocados 7 painéis de 90 cms.

Sem estar expressamente comprovada a capacidade de isolamento acústico deste modelo, não resistimos a apresentar-lhe a ‘Clouds’. Uma ‘nuvem sensorial’ de cor e geometria modular assinada por Erwan e Ronan Bouroullec e lançada na última bienal do design na Bélgica como um divisor de ambiente aplicado à parede ou suspenso no teto. Esta peça escultórica, é um elemento decorativo extraordinário e que em última análise pode funcionar como um painel acústico já que o tecido poroso em que foi produzida poderá ajudar a isolar o espaço.