PT EN FR

Thinqs
Magazine

Brokis: A nobreza do vidro em sua casa

09/06/2014

 

A nobreza de materiais como o vidro soprado, o metal e a madeira cruza-se num conjunto de propostas que vão além do óbvio.

Não é só mais um candeeiro em vidro soprado. Trata-se de uma coleção de design de iluminação que nasce de um encontro entre uma pequena marca de produção local de vidro e um grupo de jovens com projeção internacional. A Brokis é uma marca  originária da região ocidental da República Checa e criada por um grupo de especialistas no manuseamento artesanal do vidro que abriu as portas da sua linha de produção a um grupo de novos designers.O vidro soprado é uma arte que faz parte da cultura e da história da república checa, em especial da região ocidental do territorio, onde está situada a Boémica, famosa pela qualidade do seu vidro e pela histórica indústria do cristal.   É esta herança centenária que se vê muito representada na Brokis, de mãos dadas com o talento de criadores nacionais com projeção internacional, como Dan Yeffet e Lucie Koldova, esta última nascida na República Checa, embora tenha crescido e feito a sua formação em design em Paris, onde de resto tem o seu atelier de design. A poesia que povoa o imaginário da criadora é visível nas coleções Memory e Muffins.

A Brokis tem ganho vários prémios desde 2012, tanto atribuidos pela indústria nacional como pela crítica internacional e é uma das marcas emergentes no atual panorama do design internacional, e é por isso uma das marcas selecionadas pelos nossos decoradores e que em breve marcará presença no showroom da QuartoSala.