Broom: Emeco lança nova cadeira

Broom, Emeco

A gigante norte-americana Emeco continua a desafiar-nos com propostas eco friendley. Agora anuncia a nova cadeira Broom.

Depois da cadeira 111 Navy, fabricada a partir das garrafas de coca cola, e que já lhe mostrámos num artigo anterior da Thinqs, agora é a vez de se reaproveitar os resíduos industriais das linhas de produção de várias fábricas.

Não é por acaso que se deu o nome de ‘broom’, vassoura mágica, a esta última cadeira, criação da Emeco, apresentada em primeira mão em Milão, durante o Salão Internacional do Mobiliário.

Nós estivemos no stand da marca e pudemos testemunhar a curiosidade dos visitantes profissionais em perceber através de um vídeo em exibição, como dos desperdícios do plástico e das aparas de madeira nasce uma cadeira como esta.

O objectivo é ‘zero waste’, ou seja, desperdício zero. Reduz-se o consumo de energia, a emissão de carbono, a produção de desperdício e cria-se uma nova cadeira, feita de uma fibra composta de restos de madeira e plástico.

‘Num toque de magia, do NADA se cria o MUITO’, anuncia a Emeco, na promoção que faz do modelo Broom.

O design é do mega super star Philippe Starck, talvez o designer contemporâneo mais conhecido do público.

Starck afirma que é como se alguém depois de varrer uma fábrica, aproveitasse todos os desperdícios da linha de produção para fazer nascer algo de novo e com capacidade para perdurar no tempo.

A Emeco foi fundada em 1944. Tem na sua coleção de best sellers, as cadeiras Navy, usadas desde essa época pela marinha norte-americana.

São modelos criados a partir de alumínio reciclado e ‘capazes de durar 150 anos’, a garantia é dada pela própria marca.