PT EN FR

Thinqs
Magazine

I SALONI 2012: Rumo ao futuro do design

27/04/2012

Como vai ser o futuro do design nas nossas casas? Como se desenham as tendências na decoração e no design de interiores no próximo ano?

  As respostas estiveram na Feira de Milão, o destino escolhido nos últimos 7 dias pelos profissionais do design. Cada um deles, tal como nós, designers de interiores da QuartoSala, rumaram religiosamente ao recinto da feira, querendo sentir o pulso ao mercado e encontrar um caminho seguro para o FUTURO.   Ninguém arrisca muito. As reedições parecem porto seguro, as peças de anos anteriores, editadas com novos acabamentos, são também apostas que se repetem.   Estes ingredientes levam a que os ambientes pareçam imbuídos de um espírito NOSTÁLGICO. Criadores e marcas projetam no HÁ DE VIR, o conforto que outrora vivenciamos. Nessa missão, o enfoque está centrado mais na PEÇA e menos no designer, mais na CRIAÇÃO e menos no criador.   A atenção centra-se na MATÉRIA e no respeito pelas suas características intrínsecas. A MADEIRA, o VIDRO, a textura e a sensualidade dos TECIDOS  têm a primazia na Decoração da casa.   Conforto visual, cruzamento de materiais, importância dada ao DETALHE. O triângulo de comunicação em que assenta a linguagem das principais marcas presentes no salão internacional do mobiliário.   Poltronas, cadeiras, sofás e camas são desenhados numa escala generosa e plena de revestimentos e acabamentos pensados sob o SIGNO DO CONFORTO e da necessidade de proteção e refúgio que projetamos para a casa.  

 Internacionalização

  As marcas, sobretudo europeias, procuram novos canais para comunicar as criações. Na procura de um ‘fresh look’, ou numa renovação com peso e medida, elas convidam jovens designers. A italiana Lema, por exemplo, a completar 40 anos, convidou o estúdio chinês de design e arquitetura Neri & Hu e a jovem dupla: Giopato & Coombes, uma italiana e um irlandês, que assinam uma mesa, Super elegante, com tampo de vidro e um pé entrançado.   A prova de que a criação artística não tem raça, cor, ou credo e que desta forma se alarga o espectro, a via comunicacional de cada marca de design de mobiliário.   Por isso afirmamos que, sem fugir muito da sua linguagem, os gigantes cedem cada vez mais à tentação de ‘piscar o olho’ a nomes emergentes. Aos que se perfilam como novos atores de mercados em plena expansão.   A Cappellini bateu à porta do brasileiro, carioca, Zanini de zanine, que respondeu prontamente com o protótipo da cadeira Trez. No próximo ano esta estará como peça de catálogo e com honras de destaque no interior ou exterior da casa. Um novo olhar sobre a marca de Giulio Cappellini, mas também uma porta de entrada apetecível para países com uma média de 200 milhões de consumidores.   Em breve, a grande maioria destas novidades que foram apresentadas agora em Milão, vão estar disponíveis no nosso Catálogo Virtual.