PT EN FR

Thinqs
Magazine

Mesas extensíveis

21/12/2011

Os decoradores da QuartoSala apresentam-lhe modelos de mesas extensíveis que estão longe da imagem estandardizada da mesa extensível de madeira com tábuas que se acrescentavam para a tornar maior, e que depois ninguém sabia onde as guardar.

 

Nos últimos anos, o design de mobiliário evoluiu imenso e a imagem da mesa extensível ultrapassou o estereótipo de mesa pesada e pouco prática, transformando-se numa peça de design de mobiliário tão atrativa esteticamente como qualquer outra.

  Veja aqui a nossa seleção de imagens que inclui as novidades de algumas marcas de design que apostaram em mesas extensíveis, em alguns casos redondas ou com mecanismos desenhados na diagonal.   É o caso da mesa ‘Atlantide’ do designer Marco Acerbis para a Desalto.   Editada em 2009 pela marca italiana, esta mesa é um exemplo da evolução do design relativamente às mesas extensíveis. Na sua estrutura base de alumínio e aço lacado foi desenhada uma extensão em madeira que depois de aberta contrasta harmoniosamente com o tampo da mesa, em vidro temperado brilhante ou mate.   Fechada, a ‘Atlantide’ mede 90x1.70 e aberta o seu comprimento vai até aos 2.40 cms.   Mas há mesas extensíveis maiores que esta. Há exemplos de mesas rectangulares, que quando abertas têm medidas que variam entre 2.80 e 3.20 cms, e que estão aptas para sentar entre 10 e 12 adultos.   Estas serão mesas extensíveis de grandes dimensões, superando mesas de jantar fixas de tamanho maior, ou seja, com uma dimensão média acima dos 2.40 cms.   A vantagem perante uma mesa fixa de grandes dimensões, é exactamente podermos gerir o espaço, aproveitando-o mais ou menos conforme o número de pessoas que temos em casa para jantar.   Sobre os mecanismos das mesas extensíveis, é importante algum cuidado para optar por um mecanismo prático e de qualidade que não cause problemas depois de sucessivas utilizações.   Habitualmente uma mesa extensível não vai ocupar muito espaço, mas nestas alturas tem de se converter na mesa com as medidas certas.   Veja as nossas sugestões.