PT EN FR

Thinqs
Magazine

Emeco: Como se faz uma cadeira em 8 horas?

26/03/2009

A Emeco, uma marca norte-americana de mobiliário, especialista em alumínio, é responsável pelo impressionante fabrico artesanal destas cadeiras.

 

A  Emeco ‘monitorizou’ o fabrico do histórico modelo ‘1006’ em escassos 77 passos, desde o corte da folha de alumínio à embalagem final.

 

Cada cadeira passa por 116 mãos que durante oito horas se ocupam do seu fabrico. O processo dura outras tantas 8 horas, se o cliente quiser o modelo com acabamento polido.

 

A Emeco foi fundada em 1944 por Wilton C.Dinges e teve como primeiro cliente a Marinha norte-americana que encomendou dezenas de cadeiras-modelo 1006 para os submarinos da sua esquadria.

 

Em 1978 a empresa foi adquirida por Jay Buchbinder. O industrial, ao perceber o potencial deste modelo, alargou a sua produção e distribuição ao mercado da restauração.

 

Foi por este motivo que desde o início da sua produção, a cadeira 1006 vendeu mais de um milhão de unidades.

 

Há cerca de 10 anos, o conhecido designer Philippe Starck conheceu o dono da Emeco e interessou-se por desenvolver uma cadeira em alumínio com um design inspirado no anterior modelo 1006, mas com as costas ligeiramente curvadas. É da concretização deste objetivo que nasce a Hudson chair, passando a figurar em todos os pisos do hotel Hudson, em Nova Iorque.

 

Segundo declarações de Starck citado pela Emeco, "este modelo é uma tentativa de desenhar uma cadeira nova, mas que se quis manter fiel ao espírito da Emeco: um design intemporal marcado por linhas sóbrias, elegantes e de máximo conforto."

 

Em 2001, a Hudson Chair ganhou o prémio ‘Good design Award’ e desde essa data ter sido incluída na colecção permanente do Museu de Arte Moderna de Nova Iorque.

 

Em 2003, da associação entre a Emeco e Philippe Starck, nascem outras criações: o banco e cadeira Kong que passam a ‘povoar’ diversos espaços comerciais: bares e restaurantes um pouco por todo o mundo.

 

A parceria com nomes importantes do design e da arquitetura continua a pautar o caminho da Emeco e um ano depois, desta vez da associação com o arquiteto Frank Gehry, nasce a Superlight, uma cadeira em 100% alumínio.

 

A vasta coleção de cadeiras da Emeco está distribuída em mais de 50 países e pode ser testemunhada em muitos locais públicos como bares, restaurantes, casinos, hotéis, escolas, empresas e museus.